A Meloa
O nosso ex-libris
O nosso processo de produção
De características intrinsecamente ligadas à ilha
Meloa de Santa Maria
A Meloa de Santa Maria, ex-líbris da marca Mariense, foi a primeira a vestir-se a rigor para a campanha de lançamento da marca, numa procura por uma maior valorização e diferenciação, com o objetivo de divulgar o que de melhor se produz na região e as potencialidades deste produto ímpar.
Este fruto, produzido na ilha de Santa Maria é único e inconfundível, pois o solo, muito rico em potássio, confere ao produto muita doçura e um aroma ímpar que não se identifica noutras meloas.
A meloa mariense é facilmente reconhecida pelo seu sabor doce, pela suculência, pela textura, pelo amadurecimento e pelo elevado teor de vitamina C, muito superior à média das meloas comuns.
Este produto e o seu reconhecimento são resultados de uma produção real e efetiva. A meloa de Santa Maria possui características intrinsecamente ligadas à ilha e apresenta um modo de produção local constante ao longo dos tempos.
A sua origem conhecida e genuinidade garantida garantem os princípios de segurança e qualidade alimentar procurados pelo consumidor.
Classificação IGP
A certificação
A Meloa de Santa Maria foi identificada como um produto com Indicação Geográfica Protegida (IGP), contribuindo para a afirmação da sua qualidade e consequente valorização junto dos vários mercados de destino.
A IGP é a classificação e certificação oficial regulamentada pela União Europeia atribuída a produtos gastronómicos ou agrícolas tradicionalmente produzidos numa região.
Meloa consagrada pela tradição
Características
A Meloa de Santa Maria caracteriza-se por apresentar forma redonda e oval, casca intensamente reticulada, cor esverdeada quando não madura e amarela-esverdeada na maturação. Apresenta polpa de cor alaranjada e textura macia, muito aromática e sumarenta.
Das propriedades nutricionais que a meloa de Santa Maria apresenta é de destacar o seu elevado teor de vitamina C, comparativamente ao valor médio considerado para a meloa comum, bem como a sua riqueza em minerais, destacando-se entre eles o Potássio, o Magnésio e o Cálcio.
Estas características resultam das condições naturais envolventes da ilha de Santa Maria e do modo de produção adotado pelos produtores.
A conjugação das características climáticas com a diversidade de solos e de relevo da ilha de Santa Maria proporcionam condições favoráveis para a produção e conferem características muito particulares aos produtos agrícolas criados nas regiões.
Consagrada pela tradição, a meloa tem grande aceitação no mercado e é preferida por consumidores que a distinguem das restantes, quer pelo aspeto quer pelo sabor.